terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Carnatal

Por Marcel Vital

O Nome já é de extremo mal gosto. 
 
Impressiona-me como o evento é artificial, comercial, enganador. Trata-se de um evento de uma empresa privada, totalmente apoiado pelo poder público, ou seja por nós, para benefício de poucos. Vejamos o apoio ofertado pelo poder público: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, STTU, DETRAN, Hospitais, SAMU, Guarda Municipal, iluminação pública, Limpeza Urbana, etc, etc. 
 
Não se tem idéia desse custo. Atentem para algumas coisas relevantes: Economicamente é uma grande sangria para a nossa cidade, senão vejamos: As camisetas são fabricadas na Bahia. Mas o dinheiro sai daqui. ( nem isso nós ganhamos). Os músicos e os famigerados trios elétricos levam todo o dinheiro, fortunas, para fora do estado. Saem rindo do povo, não cantam quase nada, é só "mãos para cima", "sai do chão"... "para a direita"... "para a esquerda", e o povo obedecendo imbecilmente, dá pena tamanha ignorância. 
 
Até problema social, que o governo deveria atentar, existe. A população gasta sem poder, deixa de comer, pais pobres assalariados passam 10 meses pagando uma roupa ridícula que chamam de abadá, pressionados por seus filhos. Gerando problema financeiro dentro de casa. Não se enganem. Poucos podem arcar com o custo do Carnatal. Se é problema de cada um? Será mesmo? Será que o problema social não é de todos e do governo, principalmente? A empresa privada que promove o evento fatura de todos os lados. Tudo é patrocinado. Teria que pagar muito imposto em razão disso. Por que será que é apoiada pelo governo? E ainda diz que promove desenvolvimento e gera emprego.... Durante 4 dias? Que emprego? segurar corda ? 
 
A prostituição é grande, em média, são 40 estupros (que não são divulgados) em cada temporada. Quantas jovens já tiveram e vão ter filhos, sem saber quem são os pais; quantos(as) jovens entraram no mundo das drogas, através do carnatal. 
 
O prejuízo social é imenso. O prejuízo do comércio é grande. Enorme. Converse com alguém do empresariado responsável. O estado fica mais pobre. Este evento, para que houvesse benefício para a cidade, deveria ser taxado fortemente - seja na forma de IPTU - ISS - ou outro que o valha. E o dinheiro que a empresa organizadora arrecada? Para onde vai? É declarado para ser taxado pelo I.R.? Seus sócios declaram? É aplicado em nossa cidade ou também sai para investimentos financeiros? Dizem que a cidade ganha em prestígio, que aumenta o turismo futuro, etc. Alguém tem como provar essa afirmação? Demonstrar publicamente uma contabilidade disso tudo? 
 
É evidente que durante o evento, alguns seguimentos conseguem bons frutos. Motéis, Bares, Restaurantes, Hotéis, vendedores ambulantes, etc. Ok. Mas apenas durante o evento. E depois? Não haverá um grande intervalo para novos faturamentos? face à sangria que houve no período? O assunto é relevante. Deve ser mais bem discutido. Sem emocionalismos. E o transtorno para a população em torno? o trânsito que vira um inferno nas adjacências? A tranqüilidade de nossa cidade? Nada disso importa? 
 
É no mínimo estranho o fato dos processos barrarem na justiça, sem solução e/ou engavetados, beneficiando unicamente a Destaque em detrimento da população que é a única prejudicada. A título de informação a justiça deu ganho de causa ao povo de Recife, Fortaleza e outros estados. Mas em Natal...! Se concorda, repasse esta mensagem para a maior quantidade de pessoas que você conhece, quem sabe a exemplo de outros estados essa FALSA festa acabe. Se não concorda, é só deletar. Mas antes de ser contra ou a favor apenas emocionalmente, procure ler outra vez e fazer uma análise sem paixão. Mesmo que você goste do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário