quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Praias brasileiras ameaçadas #OpGreenRights

@OpGreenRights
Videos 

Relato local - Região Metropolitana, Rio Grande do Norte - Brasil

Passaram alguns meses, desde quando foi noticiado na mídia aberta, a operação "Costa Verde", desenvolvida pelo IBAMA, com o objetivo de fiscalizar as APPs ( Áreas de Proteção Ambiental). O Rio Grande Norte foi o Estado escolhido para o início da ação. "No litoral potiguar, tanto trechos de dunas, quanto os que abrangem a área até 100 metros das falésias, medida em direção ao continente, também caracterizam APPs. O foco inicial tem sido exatamente as falésias [...]"( Tribuna do Norte)

A ideia era responsabilizar os proprietários dos imóveis, e impedir que novos empreendimentos e casas fossem construídas em área de preservação ambiental. "Os donos de imóveis sem licença ambiental devem ser multados e terão as obras embargadas, ou os imóveis demolidos. Nos casos em que forem apresentados licenciamento, serão feitas análises, mas com a possibilidade de se chegar às mesmas punições."  (TN)

Comprovamos as irregularidades, bem claras, a exemplo de um empreendimento que prossegue em construção acelerada neste exato momento na praia de Pirambuzios, Parnamirim - RN; e, como muitos outros investimentos na área, récem construídos sobre dunas e falésias. Obras luxuosas de grande impacto estão sendo erguidas

Denúncia feita ao Ministério Público

  
A ambição pelo lucro dos grandes especuladores, se as vezes, encontram-se impedimentos para construir nas áreas litoranais mais tradicionais, existindo forte pressão popular aos orgãos competentes para que não se construa; não encontrarão qualquer resistência nas regiões menos urbanizadas, roubando terrenos públicos e de uso comum - "[...]as edificações danificam o meio ambiente, afetam a paisagem, barram o acesso da população às praias e ainda colocam em risco seus frequentadores" (EcoDebate). É isso que está acontecendo, e com o apoio de nossos governos subornados. 

Há o consentimento dos consumidores que compram esses imóveis, também cúmplices do estupro ambiental que promovem sob as belezas naturais. Desejam ser usufrutários, mas como cidadãos deveriam ter mais um pouco de vergonha na cara.

O IDEMA, que é um orgão governamental, não há dúvidas, para ser mais explícito, VENDE LICENÇAS - instituição corrupta responsável por todas as licenças em áreas - não precisa ser técnico para saber - definitivamente, de preservação ambiental. Isso ocorre em todo o Estado, em todo o Brasil. É muito fácil corromper: o que será o dano sócio-ambiental gerado, segundo as "costas-quentes" de empresários que financiam as campanhas eleitorais da classe política?

Não existe Lei no Estado do Rio Grande do Norte; não existe Lei no Brasil, só basta ter a força do dinheiro para conseguir o que se quer. Enquanto isso, vamos perder o que temos de mais precioso, nosso Meio Ambiente, em nome do lucro das construtoras, e o privilégio de uma elite, querendo para si o mundo.

Queríamos ver uma reintegração de posse em condomínio de luxo, assim como ocorreu com os moradores de Pinheirinho em São José dos Campos, SP. Não veremos, por que? Diga você!
As fotos abaixo foram registradas na penultima semana do mês de janeiro de 2012, o empreendimento se chama Condomínio Estação Cuaracyara, licença expedida pelo Idema, nº 2010-0359338/TEC/LS0073.


Você poder fazer ao alguma coisa: denunciar, compartilhe essa informação, mobilize a sua comunidade, proteste;  BOICOTE empreendimentos que destruam o meio ambiente. Não seja cúmplice!
Condomínio Estação Cuaracyara, a quem pertence? Ajude a coletar mais informações -







Ao lado do Condomínio várias outras construções:



Devemos ficar atentos as praias brasileiras, dunas, falésias, rios, lagos, florestas, mangues, e mares. Devemos cuidar da Natureza, somos parte dela. Denuncie, resista ao que estão fazendo contra o patrimônio natural desta terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário