terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que fazem os Jornalistas?


Reflexões sobre o que fazem os Jornalistas e como funciona o acesso a [des]informação no Brasil mediante a realidade que nos assola quotidianamente:

-O que faz um jornalista não é o nome do jornal, é sua opinião e sua vontade investigativa. Se não opina, se não investiga, se só segue o roteiro: pauta fechada. Não encontra meios de expor o que pensa, muito menos critica, não é livre. Será parte da maioria de jornalistas, aqueles que tem medo de perder o emprego. 

-Muita gente sem diploma faz um belo trabalho - é a mídia independente, é a mídia alternativa que é responsável por transmitir a informação mais aproximada da realidade em seu concurso; não é neutra, ou imparcial, porque reconhece seu objetivo que é formar opinião; tem a transparência de admitir seu objeto. Não joga fumaça na cara dos seus "usufrutários", pensando que somos otários. 

-A mídia sou eu, é você, do cordel ao blog. Reflete, estimula a pesquisa, a crítica, faz-nos entender os porquês 'não-oficiais oficiais', do que apenas reproduzir a [des]informação, estimulando a sermos também Jornalistas, com J maiúsculo: criativos, ousados, impertinentes. Precisamos incomodar mais, sermos mais perigosos.

-Vivemos em um Estado, em estado de desinformação, do real desqualificado pela indiferença,  feito, orquestradamente, pelo monopólio do conhecimento; e está aí a ditadura midiática que doutrina os diplomados e conduz as massas. O jornal escrito, a "revista conceituada", a TV. Já abandonei há muito tempo a esquizofrenia da coluna comprada, a imparcialidade rendida, o quadrado que nos dita a vida, e, por fim, quem somos.

O conhecimento não é um feudo, não precisamos dessa mídia, que mais parecem capitanias hereditárias, do nosso Brasil provinciano. 

-O conhecimento é poder. Conhecimento é livre!

-Deixemos de ficar na condição de sempre receptores, trocando nossos cérebros por chapéus - sejamos nós os veículos de informação, de fato, seres pensantes - vivamos a ideia - pois faz algum tempo que estão pensando por nós, com suas regras e seus vexames que fazem-nos e engolir todos os dias!


Nenhum comentário:

Postar um comentário