segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Morri esperando educação de qualidade" #LevantedoElefante


"Eu sou brasileiro, e não desisto nunca!" Mentira! Muito diferente da massa acomodada de brasileiros, jovens chilenos lutam por uma educação pública de qualidade, uma luta desarmada, pacífica, sem medo, contra um governo repressor. Enquanto nós brasileiros, quer dizer nós norteriograndenses, estávamos preocupados com os jogos de futebol e o fiasco de uma seleção no dia 17, vivemos também naquele dia a real vergonha de uma nação, que prefere o comodismo do ser alienante, que trocou a sala de aula por uma Tv.

Olha,  mas o povo do Chile saia as ruas pela educação, e nós o que estávamos fazendo? Impressionante marchas populares que chegam a marca de 200.000 pessoas nas ruas mostram que os estudantes no Chile não abandonaram seu bem mais precioso: a educação, por algo tão fútil - a doutrina do pão e circo que aqui seguimos, que atinge de analfabetos a cientistas famosos -.

O objetivo desse texto é dá um tapa na cara da sociedade, e dizer: "ACORDA!" A situação aqui no Rio Grande do Norte, se assemelha em muito ao que está ocorrendo no Chile, com uma única diferença, não existe povo. Os estudantes aproveitaram as greves para tirar férias, outros foram a congressos estudantis como prioridade simplesmente política, mas a privação da luta prática que precisaríamos fortalecer nos seus momentos iniciais, o fato é que as entidades estudantis no mesmo modelo de representatividade qual refletem o sistema, qual também criticamos não é capaz de mobilizar, e toda luta começa do zero, não refletindo mais a continuidade histórica, ou de um legado histórico morto ou anteriormente cooptado pelo jogo político, concorrem entre si,ciúme e orgulho.


Nossos pais e professores na sua maioria parecem estar indiferentes, os trabalhadores da educação sindicalizados sentem-se fragilizados por aqueles que furam greve. Onde está o povo? Pareceu-nos tão nobre a luta pela educação, mas percebo que enquanto conseguirmos lotar estádios de futebol, veremos ser esvaziadas as lutas sociais por educação, saúde, por exemplo. Medo de "cortarem ponto"? Prejuízo maior é a educação que está sendo perdida, e um dia demos os braços pela educação, agora parecemos ceder. Não!

Será que devo ter orgulho de quem sou filho, de uma terra tão rica, mas destruída, que ergue seres destruídos e depressivos para uma vida de terno individualismo? Onde estão os estudantes? A onde estão os professores? Onde estão nossos pais? Não temos o apoio da mídia, temos só a nossa mídia. Será que essas palavras surtirão efeito?

O Levante do Elefante conta com agora algumas dezenas de pessoas acampadas em frente ao quartel general do governo, a Governadoria do estado. No seu início, 11 de julho de 2011, 20 pessoas foram capazes de mobilizar uma força policial tão grande, um efetivo que jamais vimos nas ruas para proteger a população. Ao contrário disso, quem irá nos proteger de um governo que quer cessar nosso direito mais importante, a educação. Por que a sociedade permanece calada? Os estudantes, os maiores atingidos pelo corte de verbas de 55% da UERN; pela precarização das condições de trabalho dos professores, das greves, seja a nível estadual ou municipal. Estão cassando nossos direitos! Percebem? O que pode ser mais importante que este contexto?!

Convocamos os estudantes universitários e secundaristas, convoco os pais e mestres. Endereço: frente da Governadoria no centro administrativo em Natal-RN.

No Chile, os movimentos são caracterizados por serem pacíficos e criativos, mesmo a impressa local tentando passar os jovens como violentos, o que é nada mais que resposta a violência policial, o caráter de tolerância zero do Estado. 


Você trabalhador que trabalhou muito, sacrificou-se para dar uma educação de qualidade ao seu filho vai permitir que a educação pública de qualidade seja literalmente destruída. Você estudante vai abandonar seus professores, vai abandonar a sua escola?

Disseram-me que isso não vai dá em nada, disseram-nos que o sistema não muda, disseram-me que deveria estar curtindo minhas férias. Mas eu digo, me junto a voz dos chilenos e ao #LevantedoElefante: prefiro morrer esperando educação de qualidade, e vamos lutar por ela!


Um comentário:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=uYVTx8Z1FEU
    Suicidio FAKE do Lula Borges - After Effects

    ResponderExcluir