sábado, 9 de julho de 2011

5 estágios porque passa um político corrupto #LevantedoElefante


O bom-humor, a serenidade, o pacifismo, a inteligência tem sido nossas maiores armas. Os governos não conseguem mais sustentar o véu de seu caráter ditatorial, corrupto e cruel para com a vida humana - o fantasma de um país que tem tanto pouco tempo de "democracia", e sendo da qual um povo não participa.. A crise de hegemonia da representatividade, observada na paciente organização dos cidadãos contra os grupos e famílias que estabeleceram-se no poder por via da força truculenta do Estado, da dominação ideológica da mídia hegemônica, ao passar dos anos, que se viu vestida de nova indumentária, e por ela, muitos não pensam duas vezes antes de venderem suas almas novamente. Revela, revive como a história repetida inúmeras vezes, situações que o avanço do espírito humano não admite mais; daí veremos rebeliões pontuais contra a tirania combinada, até que nos identificamos ao olharmo-nos no espelho estilhaçado, enxergando o companheiro como a nós mesmos, como marujos de um mesmo barco que naufraga, dividindo-se em barcos menores de salvamento, depois de uma tempestade em que as lamparinas fazem-nos remar até nossos irmãos, juntos de novo.

O poder de criação humano não pode ser vencido, nem cessando a água, nem cessando a energia elétrica, nem intimidado pela arma de fogo empunhada. Criar surpreende; criar mobiliza; criar emociona; criar é protestar, criar, mesmo enquanto se cria -  pinta-se, veste-se e atua essa "cômica tragédia", interpretando até o que parece-nos derrota em vitória, por outras vezes vitória em derrota. Os espectadores dessa luta: ocupam o mais alto dos camarotes, e quando pensávamos que possuíam a visão ampliada de todo esse espetáculo, percebemo-los cegos, vertiginosos, cambaleantes, sequer para atentar para o próprio chão que pisam. Estamos pouco a pouco aprendendo a dar respostas a altura, apesar de todas as dificuldades, e a maior delas ser: a indiferença, escalar arduamente essa barreira de concreto veio a ser como atravessar cortinas de um teatro.

Criar, mostrar a quem precisa, que a indiferença é primeira e única arma do governo, arma que nem ao menos pertence a ele, pertence ao povo, usada contra si próprio. Chega! Não precisaremos de um grão sequer de pólvora. Verão!

#LevanteDoElefante

5 estágios de um político corrupto, depois de tirar risadas, possa sobretudo fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário